Este Blog foi criado com a intenção de dinamizar e auxiliar os alunos que estão estudando Metabolismo e Reações químicas, de uma forma alegre e criativa.
Contamos com a participação e comentários de voces.
Bem-vindos a Sequência de Metabolismo e Reações químicas 2011.
Segurem os cintos e vamos que vamos.
A respiração celular é dividida em 3 etapas, em que a primeira delas é a glicólise, ou seja, a quebra parcial de glicose em duas moléculas de ácido pirúvico, sem a necessidade de oxigênio(anaeróbica). Essa etapa extramitocondrial produz 4 ATPs, porém o seu saldo é de 2ATPs, por ter gasto 2 moléculas energéticas no início da quebra da glicose. A segunda etapa ocorre no centro da mitocondria o Ciclo de Krebs, ou Ciclo do ácido cítrico, em que se forma um composto de 2 carbonos que combinam-se com 4 carbonos, formando um composto de 6 carbonos chamado de ácido cítrico. A terceira e ultima etapa, chamada de Fosforilação oxidativa,é responsável pela produção da maior parte do ATP ultilizado na respiração celular. Esse nome fosforilação se dá, por causa da adição de fosfato nesse processo e oxidativa, porque se dá através de diversas oxidações, seguidas umas das outras, tendo como ultimo oxidante o O2. A respiração celular é um processo muito complexo, em que é composto basicamente de quebra e construção.
Podemos associar tambem a respiraçao celular com a compostagem, assunto do meu trabalho, pois são inseridos nos resíduos, muitas vezes de forma natural, microrganismos que atuam na decomposição do lixo orgânico para extrair do mesmo a energia necessária para a respiração, respeitando as três etapas. Realizada toda a fase respiratória que corresponde aos dois primeiros estágios da compostagem os microrganismos já estão aptos para iniciar a terceira fase que da origem aos fertilizantes e adubos ricos em nutrientes essenciais para o desenvolvimento das plantas. Sendo gasto cerca de 3 a 4 meses para que esse ciclo seja concluído.
A respiração celular é o processo de conversão das ligações químicas de moléculas ricas em energia que possa ser usada nos processos vitais.A Quebra de moléculas de glicose, que pode acontecer de forma aeróbica ou anaeróbica (fermenteção alcoólica, acética ou láctica). A respiração aeróbica é dividida em três fases: Glicólise, que gera 2 ATPs; o Ciclo de Krebs, que gera 2 ATPs; e a Cadeia Respiratória, que gera 32 ATPs; num total de 36 ATPs. Já a fermentação tem bem menos rendimento, pois não há o gás oxigênio como agente oxidante e a glicose não é completamente destruída, deixando como resíduos o etanol, ácido acético ou ácido láctico e tendo apenas 2 ATPs formados . Tatiane Rodrigues Morais I°E
Respiração celular = a quebra das molécula de glicose, que acontece nas mitocôndricas, para retirar das ligações que foram quebradas a energia que ali estava armazenada. Essa energia vai ser usada em vários processos vitais (crescimento, metabolismo, produção), tanto pelo vegetal, quanto pelo animal que dele se alimentar.
Professora Anna Cássia, o que eu posso detalhar do ciclo de Krebs é o seguinte:
Na parte central da mitocondria o ácido piruvico reage com a coenzima A, produzindo a molécula de acetilcoenzima A e 1 CO2.Essa etapa também utiliza uma das moléculas transportadoras de eletróns NAD+. Com isso ocorre todo o processo que eu havia dito antes, que no fim transforma-se em ácido cítrico.
Respiração celular é o processo de conversão das ligações químicas de moléculas ricas em energia que poderão ser usada nos processos vitais. O processo básico da respiração celular é a quebra da glicose que produzira para o metabolismo 38 ATP. Lucas Carvalho IºE
Respiração celular é o processo de conversão das ligações químicas de moléculas ricas em energia que poderão ser usada nos processos vitais.A respiração celular é o processo de obtenção de energia mais utilizado pelos seres vivos. Na respiração, ocorre a libertação de dióxido de carbono e energia e o consumo de oxigénio e glicose, ou outra substância orgânica. A organela responsável por essa respiração é a mitocôndria. Ocorre em 3 etapas: glicolise, cliclo de krebs e a fosforilação oxidativa. Nesse processo há um rendimento total de 32 ATP Camila Lima IºA
Oi Carolina, É isso aí!!!! O Ciclo de Krebs ocorre na matriz mitocondrial. Antes de iniciar o ciclo de Krebs cada molécula de Ácido Pirúvico penetra na matriz mitocondrial, sendo transformado em acetil (molécula com 2 carbonos). Quando isso ocorre há a liberação de gás carbônico e hidrogênio. Depois o acetil combina-se com uma substância denominada de coenzima A (CoA). Forma-se então o acetil-coenzimaA que entra no ciclo de Krebs. O acetil-coenzima A inicia o ciclo de Krebs combinando-se com um composto de 4 carbonos, formando o ácido cítrico. O ácido cítrico sera descarboxilado e desidrogenado formando uma molécula de 4 carbonos que combina-se novamente com ao acetil-coenzimaA, reiniciando o ciclo. bjs
Aluna: Nayane Sousa - I ano L A respiração é um fenômeno de fundamental importância para o trabalho celular e na manutenção de vida num organismo. A fotossíntese depende da presença de luz solar para que possa ocorrer. Já a respiração celular, inclusive nas plantas, é processada tanto no claro como no escuro, ocorre em todos os momentos da vida de organismo e é realizada por todas as células vivas que o constituem. Se o mecanismo respiratório for paralisado num indivíduo, suas células deixam de dispor de energia necessária para o desempenho de suas funções vitais; inicia-se, então, um processo de desorganização da matéria viva, o que acarreta a morte do indivíduo.
É importante lembrar que a função primordial do Ciclo de Krebs, é produzir elétrons e íons H+ que serão utilizados na cadeia transportadora de elétrons. Nela ocorrerá um processo chamado de fosforilação oxidativa o qual resultará na formação das moléculas de ATP. Juliana Moura Campos - Iº G
A respiração celular é um meio por onde a maioria dos seres vivos realiza a "retenção" de ATP, processo esse que ocorre dentro da mitocôndria e que além de ser uma fonte de captação de energia, faz a quebra da glicose, a qual pode acontecer por três etapas: glicólise, cliclo de Krebs e a fosforilação oxidativa; sendo que na glicólise, a quebra do açúcar é parcial, devido a ausência de oxigênio. >>Aluna: Geisa Lorena, IºH.
A respiração é o resultado da oxidação de compostos orgânicos e não apenas o resultado de trocas gasosas. É a oxidação de compostos orgânicos para a produção de energia, porém ela é um processo muito complexo, que produz vários compostos importantes para o metabolismo, além de energia. A respiração ocorre em todas as células vivas, portanto em todas as partes da planta. A energia liberada a partir da oxidação dos alimentos será utilizada na síntese de substâncias, absorção de sais minerais, entre outros processos, não existindo um órgão sede. Juliana Mendonça Iº L
Na verdade a Respiração celular é um processo de oxidação das moleculas organicas... no caso a agua e a glicose.... as ATPs são muito importantes, pois a energia produzida em apenas uma reação, se for liberada de uma vez, é capaz de danificar a celula, ai é onde Atua as moedas energeticas para acumular e transportar a energia....
Na respiração celular, as ligações químicas ocorridas na mitocôndria são convertidas para que haja a sua utilização nos processos vitais. A respiração celular é divida em 3 etapas:
A primeira ocorre no citoplasma, por meio da glicólise que é a quebra parcial de glicose, obtendo-se 2ATP e a formação de 4ATP.
A segunda, é no centro da mitocôndria onde o citoplasma manda 2piruvato, para lá e há a sua transformação em Acetil coA.(ciclo de Krebs)
A terceira, se denomina fosforilação, e ocorre a produção da maior parte do ATP de todo o processo, para ser mais exato, são produzidos cerca de 34 ATP.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA respiração celular é dividida em 3 etapas, em que a primeira delas é a glicólise, ou seja, a quebra parcial de glicose em duas moléculas de ácido pirúvico, sem a necessidade de oxigênio(anaeróbica). Essa etapa extramitocondrial produz 4 ATPs, porém o seu saldo é de 2ATPs, por ter gasto 2 moléculas energéticas no início da quebra da glicose.
ResponderExcluirA segunda etapa ocorre no centro da mitocondria
o Ciclo de Krebs, ou Ciclo do ácido cítrico, em que se forma um composto de 2 carbonos que combinam-se com 4 carbonos, formando um composto de 6 carbonos chamado de ácido cítrico.
A terceira e ultima etapa, chamada de Fosforilação oxidativa,é responsável pela produção da maior parte do ATP ultilizado na respiração celular. Esse nome fosforilação se dá, por causa da adição de fosfato nesse processo e oxidativa, porque se dá através de diversas oxidações, seguidas umas das outras, tendo como ultimo oxidante o O2.
A respiração celular é um processo muito complexo, em que é composto basicamente de quebra e construção.
Carolina Cruz, IºI
Legal, Carolina!!!
ResponderExcluirQue tal detalhar mais o ciclo de Krebs?
Podemos associar tambem a respiraçao celular com a compostagem, assunto do meu trabalho, pois são inseridos nos resíduos, muitas vezes de forma natural, microrganismos que atuam na decomposição do lixo orgânico para extrair do mesmo a energia necessária para a respiração, respeitando as três etapas. Realizada toda a fase respiratória que corresponde aos dois primeiros estágios da compostagem os microrganismos já estão aptos para iniciar a terceira fase que da origem aos fertilizantes e adubos ricos em nutrientes essenciais para o desenvolvimento das plantas. Sendo gasto cerca de 3 a 4 meses para que esse ciclo seja concluído.
ResponderExcluirA respiração celular é o processo de conversão das ligações químicas de moléculas ricas em energia que possa ser usada nos processos vitais.A Quebra de moléculas de glicose, que pode acontecer de forma aeróbica ou anaeróbica (fermenteção alcoólica, acética ou láctica). A respiração aeróbica é dividida em três fases: Glicólise, que gera 2 ATPs; o Ciclo de Krebs, que gera 2 ATPs; e a Cadeia Respiratória, que gera 32 ATPs; num total de 36 ATPs. Já a fermentação tem bem menos rendimento, pois não há o gás oxigênio como agente oxidante e a glicose não é completamente destruída, deixando como resíduos o etanol, ácido acético ou ácido láctico e tendo apenas 2 ATPs formados . Tatiane Rodrigues Morais I°E
ResponderExcluirRespiração celular = a quebra das molécula de glicose, que acontece nas mitocôndricas, para retirar das ligações que foram quebradas a energia que ali estava armazenada. Essa energia vai ser usada em vários processos vitais (crescimento, metabolismo, produção), tanto pelo vegetal, quanto pelo animal que dele se alimentar.
ResponderExcluirTainara Teles I°ano i
Professora Anna Cássia, o que eu posso detalhar do ciclo de Krebs é o seguinte:
ResponderExcluirNa parte central da mitocondria o ácido piruvico
reage com a coenzima A, produzindo a molécula de acetilcoenzima A e 1 CO2.Essa etapa também utiliza uma das moléculas transportadoras de eletróns NAD+. Com isso ocorre todo o processo que eu havia dito antes, que no fim transforma-se em ácido cítrico.
Carolina Cruz IºI
Respiração celular é o processo de conversão das ligações químicas de moléculas ricas em energia que poderão ser usada nos processos vitais. O processo básico da respiração celular é a quebra da glicose que produzira para o metabolismo 38 ATP.
ResponderExcluirLucas Carvalho IºE
Respiração celular é o processo de conversão das ligações químicas de moléculas ricas em energia que poderão ser usada nos processos vitais.A respiração celular é o processo de obtenção de energia mais utilizado pelos seres vivos. Na respiração, ocorre a libertação de dióxido de carbono e energia e o consumo de oxigénio e glicose, ou outra substância orgânica. A organela responsável por essa respiração é a mitocôndria. Ocorre em 3 etapas: glicolise, cliclo de krebs e a fosforilação oxidativa.
ResponderExcluirNesse processo há um rendimento total de 32 ATP
Camila Lima IºA
Oi Carolina,
ResponderExcluirÉ isso aí!!!!
O Ciclo de Krebs ocorre na matriz mitocondrial. Antes de iniciar o ciclo de Krebs cada molécula de Ácido Pirúvico penetra na matriz mitocondrial, sendo transformado em acetil (molécula com 2 carbonos). Quando isso ocorre há a liberação de gás carbônico e hidrogênio. Depois o acetil combina-se com uma substância denominada de coenzima A (CoA). Forma-se então o acetil-coenzimaA que entra no ciclo de Krebs. O acetil-coenzima A inicia o ciclo de Krebs combinando-se com um composto de 4 carbonos, formando o ácido cítrico. O ácido cítrico sera descarboxilado e desidrogenado formando uma molécula de 4 carbonos que combina-se novamente com ao acetil-coenzimaA, reiniciando o ciclo.
bjs
Aluna: Nayane Sousa - I ano L
ResponderExcluirA respiração é um fenômeno de fundamental importância para o trabalho celular e na manutenção de vida num organismo. A fotossíntese depende da presença de luz solar para que possa ocorrer. Já a respiração celular, inclusive nas plantas, é processada tanto no claro como no escuro, ocorre em todos os momentos da vida de organismo e é realizada por todas as células vivas que o constituem. Se o mecanismo respiratório for paralisado num indivíduo, suas células deixam de dispor de energia necessária para o desempenho de suas funções vitais; inicia-se, então, um processo de desorganização da matéria viva, o que acarreta a morte do indivíduo.
É importante lembrar que a função primordial do Ciclo de Krebs, é produzir elétrons e íons H+ que serão utilizados na cadeia transportadora de elétrons. Nela ocorrerá um processo chamado de fosforilação oxidativa o qual resultará na formação das moléculas de ATP.
ResponderExcluirJuliana Moura Campos - Iº G
A respiração celular é um meio por onde a maioria dos seres vivos realiza a "retenção" de ATP, processo esse que ocorre dentro da mitocôndria e que além de ser uma fonte de captação de energia, faz a quebra da glicose, a qual pode acontecer por três etapas: glicólise, cliclo de Krebs e a fosforilação oxidativa; sendo que na glicólise, a quebra do açúcar é parcial, devido a ausência de oxigênio.
ResponderExcluir>>Aluna: Geisa Lorena, IºH.
A respiração é o resultado da oxidação de compostos orgânicos e não apenas o resultado de trocas gasosas. É a oxidação de compostos orgânicos para a produção de energia, porém ela é um processo muito complexo, que produz vários compostos importantes para o metabolismo, além de energia.
ResponderExcluirA respiração ocorre em todas as células vivas, portanto em todas as partes da planta. A energia liberada a partir da oxidação dos alimentos será utilizada na síntese de substâncias, absorção de sais minerais, entre outros processos, não existindo um órgão sede.
Juliana Mendonça Iº L
Na verdade a Respiração celular é um processo de oxidação das moleculas organicas... no caso a agua e a glicose.... as ATPs são muito importantes, pois a energia produzida em apenas uma reação, se for liberada de uma vez, é capaz de danificar a celula, ai é onde Atua as moedas energeticas para acumular e transportar a energia....
ResponderExcluirhttp://tensomano.blogspot.com
Jean Bispo IºAno K
Na respiração celular, as ligações químicas ocorridas na mitocôndria são convertidas para que haja a sua utilização nos processos vitais.
ResponderExcluirA respiração celular é divida em 3 etapas:
A primeira ocorre no citoplasma, por meio da glicólise que é a quebra parcial de glicose, obtendo-se 2ATP e a formação de 4ATP.
A segunda, é no centro da mitocôndria onde o citoplasma manda 2piruvato, para lá e há a sua transformação em Acetil coA.(ciclo de Krebs)
A terceira, se denomina fosforilação, e ocorre a produção da maior parte do ATP de todo o processo, para ser mais exato, são produzidos cerca de 34 ATP.