domingo, 23 de outubro de 2011

Fermentação lática


Fermentação lática: texto.

18 comentários:

  1. Fermentação lática é um processo usado pelas células musculares para se recomporem quando se desgastam. Isso ocorre quando vc "estressa"(trabalha) os músculos. Quando vc pratica esportes, por exemplo: futebol, depois de algum tempo, geralmente um dia depois, vc fica sentindo umas dorzinhas chatas. é esse processo que faz com que os musculos cresçam e se desenvolvam .
    Ocorre em bactérias como o lactobacilo, que converte o açucar do leite em ácido láctico. Esta fermentação também ocorre em nossos músculos durante o exercício anaeróbico. Tatiane Rodrigues Morais I°E

    ResponderExcluir
  2. Fermentação láctica é os processos metabólicos no qual carboidratos e compostos relacionados são parcialmente oxidados, resultando em liberação de energia e compostos orgânicos, principalmente ácido láctico. A fermentação láctica, tal como a alcoólica, realiza-se em duas fases. O rendimento em ATP da glicólise sob condições anaeróbicas (2 ATP por molécula de glicose).
    Lucas Carvalho IºE

    ResponderExcluir
  3. Graças aos conhecimentos adquiridos com o projeto bioloquimica ... podemos saber o porque detalhado sobre situações que ocorrem conosco no dia-a-dia.Tomemos como exemplo a câimbra, ninguém ao menos deve imaginar que esta acontece quando paramos a circulação sanguínea em determinadas áreas, seja quando estamos dormindo..ou até mesmo sentados de mau jeito.A respiração celular um processo aeróbico e com alto rendimento energético (30 ATPs) dessa área isolada é prejudicada , pois para que ocorra a combustão do nosso combustível , a glicose, precisa-se do comburente, o oxigênio, como esse é transportado pela nossa “corrente”, se essa não circula em alguns locais do corpo, as células que não o recebem não podem parar de obter energia, assim a solução emergente é fazer a fermentação, nesse caso, lática.Esse é um processo mais simples do que a respiração, que ocorre em anaerobiose, e tem um baixo rendimento energético (2 ATPs), não precisando do oxigênio , ocorre a quebra parcial da glicose , em ácido pirúvico e assim esse é transformando em ácido lático, que é acumulado nos tecidos, provocando a câimbra, as células do mesmo é responsável por recolher esse ácido e mandá-lo através do sangue para o fígado , onde será convertido em ácido pirúvico ou até mesmo em glicose.
    Calebe Lopes,Caroline A.,Erica A.,Franciane O., Heloísa M.,Victória S.
    1º I

    ResponderExcluir
  4. Nesse processo a lactose (açúcar do leite) é transformada em ácido láctico pela ação de microrganismos (algumas bactérias, fungos e protozoários e por certos animais). É um processo anaeróbico, de baixo rendimento energético e sem liberação de CO2.
    No primeiro texto passado em sala de aula(Modificação genética de bactéria aumenta produção de hidrogênio)trata de uma biotecnologia feita através da fermentação lática, onde uma bactéria produz o hidrogênio que é uma fonte de energia.
    Bjins
    Camila Lima IºA

    ResponderExcluir
  5. A fermentação láctica é um mecanismo realizado por bactérias que fermentam o leite, processando seus derivados (iogurte, queijo e coalhada). Nesta fermentação, o ácido pirúvico é diretamente reduzido a ácido láctico, sendo este o produto final.
    Giovane Souza 1º K

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Os lactobacilos (bactérias presentes no leite) executam fermentação lática, em que o produto final é o ácido lático. Para isso, eles utilizam como ponto de partida, a lactose, o açúcar do leite, que é desdobrado, por ação enzimática que ocorre fora das células bacterianas, em glicose e galactose. A seguir, os monossacarídeos entram nas células, onde ocorre a fermentação.

    O sabor azedo do leite fermentado se deve ao ácido lático formado e eliminado pelos lactobacilos. O abaixamento do pH causado pelo ácido lático provoca a coagulação das proteínas do leite e a formação do coalho, usado na fabricação de iogurtes e queijos.
    Euler Vinicius Iº K

    ResponderExcluir
  8. Aluna: Nayane Sousa- I ano L
    Fermentação láctica é o processo metabólico no qual carboidratos e compostos relacionados são parcialmente oxidados, resultando em liberação de energia e compostos orgânicos, principalmente ácido láctico, sem qualquer aceptor de elétrons externo. É realizado por um grupo de microrganismos denominado de bactérias ácido-
    lácticas, as quais têm importante papel na produção/conservação de produtos alimentares. Pode ser classificada em dois tipos, de acordo com a quantidade de produtos orgânicos formados: homolática e heteroláctica.

    ResponderExcluir
  9. Alguém já tentou fazer o iogurte em casa?
    bjim
    Cássia

    ResponderExcluir
  10. Pessoal,
    Muito legal a explicação de como ocorre as caimbras. :)
    bjim
    Cássia

    ResponderExcluir
  11. na fermentaçao latica carboidratos e compostos sao parcialmente oxidados atraves do processo metabolico.atraves desse processo ocorre a liberaçao de energia e compostos organicos,principalmente acido lactico.a fermentaçao latica e realizada por um grupo de micoorganismos denominado de bacterias acido-lacticas,as quais tem importante papel na produçao e conservaçao de produtos alimentares!*
    Breno Lima 1ºanoB

    ResponderExcluir
  12. A Fermentação Lática nada mais é que um processo utilizado pelas bactérias para obter energia através da oxidação imcompleta da glicose, sem usar oxigênio livre. Essas bactérias são chamadas de bactérias anaeróbicas estritas ou obrigatórias. Por exemplo, as bactérias conhecidas como lactobacilos, utilizadas na produção de iogurte, produz no final ácido lático, por isso foi considerado o nome de Fermentação lática.

    ResponderExcluir
  13. Eu já fiz iogurte em casa sim, pró! Fiz com minha avó...
    Nós usamos: um copo de iogurte natural e um litro de leite.
    Em uma jarra colocamos o iogurte natural e o leite. Misturamos, cobrimos e deixamos de um dia para o outro(24hs) fora da geladeira.
    E o que acontece?
    O leite coalha. Nesse processo ocorre a fermentação lática, onde a molécula do ácido pirúvico em anaerobiose (na ausência de O2) transforma-se em ácido lático com auxilio dos lactobacilos presentes no leite. O sabor azedo das coalhadas e dos iogurtes deve-se justamente ao acúmulo de ácido lático. Esse acúmulo diminui o pH do leite, provocando a coagulação das suas proteínas e formando o coalho solidificado.
    Juliana Moura Campos - Iº G

    ResponderExcluir
  14. A Fermentação Lática nada mais é que um processo utilizado pelas bactérias para obter energia através da oxidação imcompleta da glicose, sem usar oxigênio livre. Essas bactérias são chamadas de bactérias anaeróbicas estritas ou obrigatórias. Por exemplo, as bactérias conhecidas como lactobacilos, utilizadas na produção de iogurte, produz no final ácido lático, por isso foi considerado o nome de Fermentação lática.

    Gustavo Santos IºB.
    o mesmo do anterior pois estava sem o nome...

    ResponderExcluir
  15. Os lactobacilos (bactérias presentes no leite) executam fermentação lática, em que o produto final é o ácido lático. Para isso, eles utilizam como ponto de partida, a lactose, o açúcar do leite, que é desdobrado, por ação enzimática que ocorre fora das células bacterianas, em glicose e galactose. A seguir, os monossacarídeos entram nas células, onde ocorre a fermentação.

    Marlon Farias , Iº K

    ResponderExcluir
  16. A fermentação lática é um processo de metabolismo que é realizado em anaerobiose, ou seja, na ausência do oxigênio (O2). Como não há o (O2) nesse processo, a célula fica sem a capacidade de reoxidar algumas enzimas transportadoras especiais, ficando assim, conseguintemente essas em menor quantidade devido a impossibilidade da realização de reoxidação.
    A fermentação lática é utilizada na fabricação de alguns produtos como o leite e seus derivados (iogurte, queijo...). Além de alimentos a fermentação lática produz a cárie e a cãimbra, onde essa última ocorre devido ao acúmulo de ácido lático, o qual é nocivo para as células, causando uma contração e dores muscular.
    >>Geisa Lorena, Iº H.

    ResponderExcluir
  17. No caso da Fermentação Latica temos o seguite esquema....

    2ATPs
    |
    | 3c CO2 C3H6O3
    |Ac.Piruvico --> Ac.Latico
    /Glicose
    \
    3c CO2 C3H6O3
    | Ac.Piruvico --> Ac.Latico
    |
    4ATPs
    2NADH

    Saldo: 2ATPs

    No caso o sitema é o mesmo que a Fermentação Alcolica o que muda é o produto final....

    http://tensomano.blogspot.com

    Jean Bispo IºAno K

    ResponderExcluir
  18. É engraçado, que através de bactérias realizando o processo de obtenção de energia química para sua sobrevivência, pode se obter o iogurte. Porque, há a quebra de glicose e lactose, coagulando esses açúcares então só sobra o ácido, o que faz o leite perder todo seu açúcar deixando-o ácido, e quase "sem querer" obtendo-se iogurte... :)
    Micaela Molinari I°B

    ResponderExcluir