domingo, 23 de outubro de 2011

Fermentação alcoólica



Fermentação alcoólica

17 comentários:

  1. Na fermentação alcoólica, o ácido pirúvico (3C) é descarboxilado e, assim, liberta CO2 e origina uma molécula de acetaldeído, que é reduzida a etanol (C2H5OH). Essa redução deve-se à transferência de elétrons do NADH, formado durante a glicólise, que passa à sua forma oxidada (NAD+), podendo ser novamente reduzido. O rendimento energético final é de 2 ATP, formados durante a glicólise, sobrando ainda grande parte da energia da glicose armazenada no etanol.As leveduras e outros microorganismos fermentam a glicose em etanol e CO2. A glicose é convertida em piruvato pela glicólise e o piruvato é convertido em etanol e CO2 em um processo de dois passos.
    A tiamina pirofosfato desempenha um importante papel na clivagem de ligações adjacentes a um grupo carbonila (como ocorre na descarboxilação dos acetácidos) e nos rearranjos químicos envolvendo a transferência de um grupo aldeído ativado de um átomo de carbono para outro.
    A parte funcional da tiamina pirosfosfato é o anel tiazol. O próton em C-2 do anel é relativamente ácido e a perda deste próton acídico produz um carbânion que é a espécie ativa nas reações dependentes de TPP. Este carbânion facilmente adiciona-se a grupos carbonila e o anel tiazol é assim posicionado para agir como um escoadouro de elétrons, que facilita fortemente as reações, como esta, de descarboxilação catalizada pelo piruvato descarboxialse.No processo de fermentação do pão geram-se álcool etílico e ácido pirúvico. Tatiane Rodrigues Morais I°E

    ResponderExcluir
  2. A fermentação alcoólica é bastante utilizada hoje em dia, seja na diversão de muitos com as bebidas alcoólicas ou até no nosso próprio alimento. Ela irá Participar dos componentes dessas bebidas e vai ser responsável pelo crescimento da massa do pão ou do bolo. (:

    ResponderExcluir
  3. A Fermentação alcoólica é um processo biológico no qual açúcares como a glicose,frutose e sacarose são convertidos em energia celular com produção de etanol. O processo de glicólise, comum as fermentações, produz ácido pirúvico, que no meio celular encontra-se ionizado na forma de piruvato e um intermediário reduzido, o NADH.Na fermentação alcoólica, o piruvato sofre descarboxilaçao, pela ação de uma enzima formando aldeído acético.
    Lucas Carvalho IºE

    ResponderExcluir
  4. A fermentação alcoólica é um tipo de reação química realizada pela ação de microrganismos (leveduras) sobre os açúcares, produzindo etanol e gás carbônico.
    O microrganismo do fermento, denominado Saccharomyces cerevisiae, é responsável pela produção das enzimas fundamentais para o processo de fermentação alcoólica. A intensidade da reação de fermentação depende do tipo de glicídio utilizado, o que faz com que bebidas diferentes, produzidas pela fermentação de matérias-primas específicas, apresentem diferentes teores alcoólicos
    Os processos de fermentação já eram utilizados pelo homem há cerca de dez mil anos. Muitas bebidas eram fabricadas pelos antigos egípcios, germanos e israelitas.
    Bjins
    Camila Lima IºA

    ResponderExcluir
  5. Pessoal,
    Que tal relacionar a prática que fizemos com este metabolismo energético?
    bjim
    Cássia

    ResponderExcluir
  6. A Fermentação alcoólica é bastante utilizada nos dias de hoje , temos como exemplo o etanol , pão , cachaça , e entre outros . Despois explico melhor porque estou com um pouco de pressa...

    ResponderExcluir
  7. no processo da fermentaçao alcoolica ocorre a liberaçao de energia que ocorre sem a participaçao do oxigenio assim caracterizando o processo como anaerobio.a fermentaçao compreende o conjunto de reaçoes enzimaticamente controladas.a glicose é uma das substancias mais empregadas pelos microorganismos como ponto de partida da fermentaçao!*
    Breno Lima 1ºano B

    ResponderExcluir
  8. A fermentação é um processo de transformação de uma substância em outra, produzida a partir de microorganismos, tais como fungos, bactérias, ou até o próprio corpo, chamados nestes casos de fermentos. Um exemplo de fermentação é o processo de transformação dos açúcares das plantas em álcool, tal como ocorre no processo de fabricação da cerveja, cujos etanol e CO2 (gás carbônico) são produzidos a partir do consumo de açúcares presentes no malte, obtido através da cevada germinada.

    Este é o mesmo processo usado no preparo da massa do pão (ou bolo), onde os fermentos das leveduras ou fungos consomem o açúcar obtido do amido da massa do pão, liberando CO2 (gás carbônico), que aumenta o volume da massa.



    LUIS NASCIMENTO 1°K

    ResponderExcluir
  9. A fermentação alcoólica nada mais é que uma forma especial de fermentação, onde os carboidratos são quebrados em muitas substâncias. Algumas enzimas, como a Etanol Formase o Ácido redutase participam, cujo produto final é o etanol. O órgão principal onde essa fermentação ocorre é no fígado. Muitas vezes o excesso de etanol acaba atacando os tecidos, criando uma doença gravíssima e
    comum.
    Gustavo Santos Iº B
    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Assim como a respiração celular, a fermentação é um processo de produção de ATP onde a GLICOSE é a precursora. Este, porém, é um processo anaeróbio que tem saldo energético menor. No caso da fermentação alcoólica, é ocorrida na levedura, a qual, como já foi dito, é utilizada na fabricação da massa do pão, deixando-a bolhosa e macia graças ao CO2 liberado.

    Semana passada realizamos um experimento o qual foram utilizados 4 recipiente com água quente e fermento biológico... Em cada um foram acrescentadas substâncias diferentes: Açúcar, adoçante e leite. Colocamos também uma bexiga na boca de cada recipiente; após determinado tempo percebemos que a bexiga que estava no frasco com açúcar, encheu.
    Este experimento é um exemplo da ação do processo de fermentação alcoólica ocorrida na levedura (presente no fermento), onde a glicose (presente no açúcar) é a molécula matéria-prima que foi quebrada e transformada em etanol, liberando também como produto o gás carbônico responsável pelo enchimento da bexiga. A água quente acelerou a fermentação Porque existem temperaturas ideais para que as reações químicas (o funcionamento das enzimas) ocorram com maior eficiência.
    Juliana Moura Campos Iº G

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. A Fermentação alcoólica é importante para produção de alimentos e bebidas alcoólicas, exemplos, pães, bolos, cervejas, vinhos etc.
    A fermentação é um processo anaeróbico, pois ocorre sem a presença de oxigênio.
    As bactérias e leveduras ( fungos unicelulares ) , vão fermentar o açúcar produzindo assim etanol e liberando gás carbônico .
    Juliana Pereira 1º I

    ResponderExcluir
  13. Na fermentação alcoólica, as duas moléculas de ácido pirúvico produzidas são convertidas em álcool etílico (também chamado de etanol), com a liberação de duas moléculas de CO2 e a formação de duas moléculas de ATP.

    Marlon Farias .Iº K

    ResponderExcluir
  14. No caso da Fermentação Alcolica temos o seguite esquema....

    2ATPs
    |
    | 3c CO2 C3H6O3
    |Ac.Piruvico --> Etanol
    /Glicose
    \
    3c CO2 C3H6O3
    | Ac.Piruvico --> Etanol
    |
    4ATPs
    2NADH

    Saldo: 2ATPs

    No caso o sitema é o mesmo que a Fermentação Lática o que muda é o produto final....

    http://tensomano.blogspot.com

    Jean Bispo IºAno K

    ResponderExcluir
  15. Na Fermentação Alcoolica o ácido pirúvico é convertido em ácido etílico.
    Com base no experimento que fizemos que Juliana Moura explicou, observamos que apenas o recipiente com açúcar encheu, pois ali havia a matéria prima para a realização da fermentação que no caso era a glicose, a quebra dessa glicose pode liberar o gás carbônico e o etílico, a liberação desses gases foi responsável pelo enchimento da bola.
    A fermentação alcoolica está presentes em diversos produtos que usamos nas nossas casas, como os pães e massas, as bebidas alcóolicas e etc.

    ResponderExcluir
  16. Como fermentação alcoólica foi meu tema, posso resumir esse assunto, mas tentando explicar tudo que é necessário para a compreensão do mesmo.

    A fermentação alcoólica, é um processo de quebra parcial de glicose, sem presença de oxigênio, sendo ele um processo anaeróbio.
    Na fermentação alcoólica, há a produção de ATP, onde durante a fermentação consegue-se o ácido pirúvico.
    Na fermentação alcoólica, podemos obter o etanol, que com sua queima, há produção de gasolina, álcool etílico,e pode ser usado também na produção de pães.Como consequência da obtenção de etanol, há a sobra de resíduos de dióxido de carbono.Mas o pior vem agora, quando há a sua queima.
    O gás emitido durante a queima, é poluente, e causa uma enorme degradação na atmosfera da terrestre.
    Mas hoje no Brasil, houve a criação do Projeto Etanol onde visa a substituição do Etanol pelo álcool etílico.Com esse projeto, o Brasil seria visto como um dos países a tentar restaurar o meio ambiente,e um dos principais a ser sustentável.

    ResponderExcluir
  17. A fermentação é um processo de liberação de energia que ocorre sem a presença do oxigênio, ou seja, um processo anaeróbico.É um processo que compreende um conjunto de reações enzimaticamente coltrolada,atraves das quais uma molecula organica é degradada em compostos mais simples, liberando a energia.
    Hoje nos sabemos que os processos fermentativos resultam da atividade de microorganismos, como leveduras e outras bacterias, as leveduras e as outras bacterias fermentam açúcares, produzindo o álcool etílico e gás carbônico , esse processo é denominado de fermentação alcoólica.
    Na fermentação alcoólica as duas moleculas de ácido pirúvico produzidas são convertidas em álcool etílico, com a liberação de duas moleculas de gás carbônico e a formação de duas moleculas de ATP. Esse tipo de fermentação é realizado por varios microorganismos, destancando os chamados " fungos da cerveja".O homem utiliza o álcool etílico na fabricação de bebidas alcoólicas (vinhos,cerveja,cachaças...) e o gás carbônico é importante na fabricação do pão, que é um dos alimentos mais tradicionais da humanidade.Recentemente tem- se utilizado esses fungos na produção industrial de álcool combustivel.


    Larissa Emanuelle , I° ano i

    ResponderExcluir